Chat : Estudos CNSA

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Sessão Geografia - Fusos Horários - Exercícios

01. (PUCRS 2003) Responder à questão com base no quadro adiante, que representa uma rede de coordenadas de uma área do globo terrestre.

Tendo como base a organização dos fusos horários legais, as cidades 1 e 4 têm como diferença horária

a) 3 horas e 30 minutos.
b) 3 horas.
c) 2 horas.
d) 1 hora e 30 minutos.
e) 1 hora.





02. O conhecimento dos fusos horários, da localização e orientação de diferentes lugares do mundo tem adquirido cada vez maior importância numa economia globalizada. Para a realização de negócios, no mercado financeiro mundial, por exemplo, essas noções são fundamentais. Observe a tabela e o mapa a seguir.


Considere que a abertura das bolsas de valores ocorre às 9h (hora local).

Com base nas informações anteriores e em seus conhecimentos, é correto afirmar que, a partir de Porto Alegre, a seqüência verificada para a abertura das bolsas será, respectivamente,

a) Londres, Pequim, Tóquio e Nova York, e que a cidade de Porto Alegre terá seu horário sempre atrasado em relação a Londres.
b) Nova York, Tóquio, Pequim e Londres, e que as cidades de Nova York e Porto Alegre estão no mesmo hemisfério, o Ocidental.
c) Nova York, Londres, Pequim e Tóquio, e que Porto Alegre, das cidades citadas, é a única localizada no Hemisfério Sul.
d) Nova York, Tóquio, Pequim e Londres, e aria de 0° a 90° para leste do Meridiano Inicial, o que justifica suas longitudes possuírem a indicação E.
e) Nova York, Londres, Pequim e Tóquio e que Londres está no Hemisfério Setentrional, que varia de 0° a 180° para norte, a partir do Equador.


03. (UERJ 2004) Com a morte do imperador do Japão à 1 hora e 25 minutos do dia 25 de dezembro de 1926, um fato bastante curioso aconteceu. No dia 24 de dezembro, a embaixada daquele país, no Rio de Janeiro, decretava o luto pela morte do soberano, e os jornais brasileiros anunciavam: "Faleceu hoje o imperador do Japão".
A confusão provocada, no Brasil, com o anúncio da morte do imperador do Japão, naquele ano, pode ser esclarecida pela seguinte explicação geográfica:

a) utilização do Fuso Horário Civil em trechos do território brasileiro
b) posição do Brasil a leste da Linha Internacional de Mudança de Data
c) adoção diferenciada do Horário Universal de Greenwich em cada país
d) localização do Brasil a oeste do limite aceito como Horário Fracionado.



04. (UFRS 2000) Na última etapa de uma competição aeronáutica internacional, uma equipe formada pelos aviões A e B tem a seguinte tarefa para realizar: o avião A deverá sair às 13 horas (hora local) da cidade de Vila dos Remédios (Fernando de Noronha-PE), com destino à cidade de Manaus-AM; o avião B somente poderá sair da cidade de Vila dos Remédios após a chegada do avião A em Manaus. Para realizar esta tarefa, os pilotos receberam as seguintes informações técnicas: a cidade de Vila dos Remédios está localizada no 1° fuso horário do Brasil, a cidade de Manaus está localizada no 3° fuso horário do Brasil e o tempo de vôo entre as duas cidades tem a duração de 8 horas.

Com base no exposto acima, assinale a alternativa que contém, respectivamente, o horário da chegada do avião A em Manaus e o horário da saída do avião B de Vila dos Remédios.

a) 15h e 17h
b) 19h e 21h
c) 21h e 19h
d) 21h e 22h
e) 21h e 23h



05. (UFPR 2002) Se na efetivação de uma ligação telefônica entre duas cidades brasileiras, aqui denominadas A e B, forem 21 horas na cidade A e 23 horas na cidade B no dia 20 de novembro de 2001, é correto afirmar:

(01) As duas cidades têm um afastamento de, no máximo, 10 graus de longitude.
(02) As duas cidades estão necessariamente na mesma latitude.
(04) O fuso horário que passa pela cidade A tem valor menor que o que passa pela cidade B.
(08) A cidade A é, obrigatoriamente, litorânea e está localizada junto ao Oceano Atlântico.
(16) A diferença horária entre as duas cidades deve-se ao horário de verão; portanto, quando o horário de verão for suspenso, os horários nas duas cidades coincidirão.
(32) As duas cidades têm as mesmas coordenadas geográficas.
(64) A diferença de altitude entre as duas cidades é o fator determinante da diferença horária existente entre as mesmas.

Soma ( )

06. (UEL 2006) Considere que um avião supersônico sai da cidade de Tóquio a 1 h da manhã de um domingo com direção à cidade de Manaus - AM. A duração do vôo é de nove horas e a diferença de fuso horário de uma cidade a outra é de onze horas. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o horário e o dia da semana da chegada desse avião na cidade de Manaus.

a) 22 h do sábado.
b) 23 h do sábado.
c) 01 h do domingo.
d) 10 h do domingo.
e) 12 h do domingo.

07. (UEG 2005) Um avião decolou do aeroporto da cidade A (45°W) às 7 horas com destino à cidade B (120°W). O vôo tem duração de oito horas. Que horas serão na cidade B quando o avião pousar?

a) 11h
b) 10 h
c) 9 h
d) 8 h
e) 2 h



08. (UFRN 2005) Um grupo de pesquisadores partiu de Brasília às 08 horas, rumo à cidade de São Francisco, nos Estados Unidos. Sabendo-se que a diferença entre as duas cidades é de 05 fusos horários e que o vôo durou 08 horas, os pesquisadores chegaram a São Francisco às:

a) 23 horas.
b) 16 horas.
c) 13 horas.
d) 11 horas.

09. (UNESP 2003) Que horas devem marcar os relógios em Nova York, que fica no quinto fuso a oeste de Greenwich, quando em São Paulo, que fica no terceiro fuso, também a oeste, são doze horas, no horário de verão?

a) Duas horas.
b) Nove horas.
c) Treze horas.
d) Quinze horas.
e) Dezenove horas.

10. (PUCRS 2003) Se os relógios dos habitantes de uma cidade localizada a 26° Oeste de Greenwich estiverem marcando 13 horas, que hora solar ou verdadeira será?

a) 13 horas.
b) 13 horas e 16 minutos.
c) 12 horas.
d) 12 horas e 4 minutos.
e) 12 horas e 44 minutos.



11. (PUCCAMP 2005)




"Trabalhando com mapas". v. 1. São Paulo: Ática, 1998. p.21)

Os fusos horários são fundamentais para se determinar as horas em vários pontos do Planeta. Considerando que são 13 horas em Londres, os horários em Hong Kong e Nova Iorque são, respectivamente,

a) 5 horas e 18 horas.
b) 7 horas e 19 horas.
c) 20 horas e 7 horas.
d) 21 horas e 8 horas.
e) 23 horas e 10 horas.



12. (UFRN 2003) Os jogos da última Copa do Mundo, realizados na Coréia do Sul e no Japão, foram transmitidos no Brasil com uma diferença de 12 horas, devido ao fuso horário.


"Trabalhando com Mapas - Introdução à Geografia". São Paulo: Ática, 1997, p. 21.

O jogo entre o Brasil e a Turquia, realizado no dia 03 de junho de 2002, teve início às 06 horas (horário de Brasília).
Com base no mapa de fusos horários, podemos afirmar que o referido jogo foi visto, respectivamente, por egípcios no Cairo, indianos em Bombaim e americanos em Los Angeles, às

a) 13 horas / 02 horas / 23 horas.
b) 23 horas / 13 horas / 02 horas.
c) 14 horas / 11 horas / 01 hora.
d) 11 horas / 14 horas / 01 hora.

Um comentário: