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sábado, 30 de abril de 2011

Sessão Português - Literatura : Trovadorismo - Exercicios


Exercícios
1- (Fuvest-SP)
“Ai, flores, ai flores do verde ramo,
se sabedes novas do meu amado?
Ai, Deus, e u é?”
Escreva as palavras que completam os espaços.
Os versos acima pertencem a uma_____________, característica do____________ português, estética literária dos séculos XII, XIII e XIV.

2-(Fuvest–SP) Coube ao século XIX a descoberta surpreendente da
nossa época lírica. Em 1904, com a edição crítica e comentada do
Cancioneiro da Ajuda,por Carolina Michaëlis de Vasconcelos, tivemos
grande visão de conjunto do valiosíssimo espólio descoberto. (Costa
Pimpão)
a) Qual é essa “primeira época lírica” portuguesa?
b) Que tipos de composições poéticas se cultivam nessa época?

3- No contexto das cantigas de amor, o que significa acoita?

4- (UM-SP) Nas cantigas de amor,
a) o trovador expressa um amor à mulher amada, encarando-a como
um objeto acessível a seus anseios.
b) o trovador velada ou abertamente ironiza personagens da época.
c) o “eu-lírico” é feminino, expressando a saudade da ausência do
amado.
d) o poeta pratica a vassalagem amorosa, pois, em postura platônica,
expressa seu amor à mulher amada.
e) existe a expressão de um sentimento feminino, apesar de serem
escritas por homens.
 
5- Leia
“Ua dona, nom digu’eu qual,
non agoirou ogano mal
polas oitavas de Natal:
ia por as missa oir
e ouv’un corvo carnaçal,
e non quis da casa sair...”
(Joan Airas de santiago, século XIII)
O fragmento acima pertence a uma cantiga de escárnio. Por que
não pode ser classificado como uma cantiga de maldizer?

6- Na Cantiga de Amigo a pessoa o eu lírico masculino demonstra possuir uma paixão impossível . Verdadeiro ou Falso ?

7. Assinale a afirmação falsa sobre as cantigas de escárnio e mal dizer:

a) A principal diferença entre as duas modalidades satíricas está na identificação ou não da pessoa atingida.

b) O elemento das cantigas de escárnio não é temático, nem está na condição de se omitir a identidade do ofendido. A distinção está no retórico do “equívoco”, da ambigüidade e da ironia, ausentes na cantiga de maldizer.

c) Os alvos prediletos das cantigas satíricas eram os comportamentos sexuais (homossexualidade, adultério, padres e freiras libidinosos), as mulheres (soldadeiras, prostitutas, alcoviteiras e dissimuladas), os próprios poetas (trovadores e jograis eram freqüentemente ridicularizados), a avareza, a corrupção e a própria arte de trovar.

d) As cantigas satíricas perfazem cerca de uma quarta parte da poesia contida nos cancioneiros galego- portugueses. Isso revela que a liberdade da linguagem e a ausência de preconceito ou censura (institucional, estética ou pessoal) eram componentes da vida literária no período trovadoresco, antes de a repressão inquisitorial atirá-las à clandestinidade.

e) Algumas composições satíricas do Cancioneiro Geral e algumas cenas dos autos gilvicentinos revelam a sobrevivência, já bastante atenuada, da linguagem livre e da violência verbal dos antigos trovadores.

8- Marque V para verdadeiro e F para falso.
(    ) As cantigas de mal dizer e de escárnio pertencem a lírica trovadoresca.
(    ) As cantigas de amigo possuem um ambiente palaciano e o eu-liríco é feminino, apesar de serem escritas por homem.
(    ) As cantigas de amor possuem um ambiente palaciano e suas características principais são a vassalagem amorosa e a coita de amor.
(    ) A canção da Ribeirinha iniciou o trovadorismo português.
(    ) As cantigas de amigo, em geral, possuem um eu-lírico feminino, apesar de serem escritas por homens. A temática principal, quase sempre, é o sofrimento da mulher pelo amado que partiu.

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